• Telefone : + 55 (65) 3646-9701 / (65) 9 8409-9628

Mostra dá largada ao Circuito de Festivais de Teatro de MT

A Mostra Internacional de Teatro Infantil abre a temporada do Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso que ocorre até dezembro em vários municípios do Estado. Espetáculos teatrais e um musical, oficina de capacitação e bate-papo com artistas, compõem a programação da Miti, entre os dias 11 e 16 de outubro, uma semana inteira dedicada às crianças.

Com o objetivo de descentralizar o acesso às artes cênicas para o público infantil de outras cidades, neste ano, além de Cuiabá, espetáculos da Miti chegam também a outros três municípios: Nova Brasilândia, Acorizal e Nossa Senhora do Livramento. Para participar de todas as atividades, basta fazer a doação de um brinquedo.

De acordo com um dos organizadores da Mostra, Eduardo Espíndola, a Miti é direcionada ao público infanto-juvenil, mas suas ações atingem toda a família. “É para crianças e adultos. A Miti foca suas atividades especialmente neste público, por que consideramos que a arte é essencial para o desenvolvimento saudável. A gente aposta nisso ao idealizar uma programação que proporciona encantamento a partir de histórias emocionantes, do fazer com as mãos, da linguagem audiovisual e da música. É para uma vida inteira”, pontua.

Empenhados em exercer a inclusão social, os organizadores idealizam agendamento escolar para ampliar o alcance da mostra a instituições de ensino de bairros periféricos que tem pouco acesso a este tipo de atividade. A doação dos brinquedos também coloca em prática este ideal, afinal, posteriormente, serão doados a instituições de assistência à criança.

Para se integrar à rede de festivais que configura o Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso, a Miti acaba de ser incorporada ao grande programa de fomento à circulação das artes cênicas patrocinada pela Secretaria de Estado de Cultura. “Agregar a essa grande movimentação do teatro em nosso Estado dá ainda mais visibilidade ao nosso projeto, sem contar, a consolidação de intercâmbio de iniciativas, de grupos, de profissionais voltados à produção teatral”, declara Eduardo. O projeto da Miti também foi aprovado pelo edital da Caixa Cultural.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, a mostra agrega não apenas a profissionais de Mato Grosso e do Brasil, mas também, ao público, trazendo grandes produções a quatro cidades de Mato Grosso.

“No ano passado o Circuito movimentou o segmento das artes cênicas com números surpreendentes para a primeira edição de um evento até então inédito em Mato Grosso. É importante lembrar que este será, em muitos casos, o primeiro contato com o teatro de boa parte das crianças que irão à Mostra, repleta de espetáculos de qualidade e muito criativos, adequados para todas as idades. O Circuito de Teatro tem mesmo esse intuito, descentralizar e ampliar cada vez mais o acesso. É muito representativo ver a Miti ir para além de Cuiabá, chegando este ano à Nova Brasilândia, Acorizal e Nossa Senhora do Livramento, também”, diz Leandro Carvalho.

O primeiro espetáculo a ser encenado pela Mostra, é o “Cinco Semanas em um Balão”, da companhia paulista, Sabre de Luz. Será na terça-feira (11), às 9 e às 15h, no Cine Teatro Cuiabá. A peça inspirada no primeiro livro de Júlio Verne conta a história de Drº Fergusson, um cientista aventureiro, seu amigo Drº Kennedy um corajoso explorador e seu fiel criado Joe, que partem em uma aventura pela África em busca de três tesouros perdidos, a bordo de um balão. A travessia dura cinco semanas. Durante o percurso eles aprendem que nem todo tesouro do mundo é mais valioso do que uma grande aventura!

Pular para a barra de ferramentas